Narrativa Sandbox (Sistema D10)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Narrativa Sandbox (Sistema D10)

Mensagem por Mindgame em Dom Out 07, 2012 3:34 am

O Sandbox

A proposta da narrativa em Sandbox é puxar todos os narradores de um mesmo cenário para uma única crônica. Com a boa comunicação entre narradores, o plot dos personagens é explorado para fortalecer um cenário caótico e realista, onde cada novo PJ contribui, não apenas em número, mas com profundidade.

Todos devem concordar que as melhores crônicas são as que os personagens são mais do que fichas pontuadas. São as que os jogadores interpretam um personagem cuja singularidade o torna o personagem principal de uma trama significante.

A forma abordada na maioria dos fóruns, ou frustram o jogador, se sentindo forçado a seguir uma trama linear, ou, ao elaborar uma crônica completa, punem o jogador que não participa dela, mesmo que a interpretação seja coerente com seu personagem...
A proposta só daria certo seguindo esse padrão de narrativa, onde a trama principal gira em torno das ações coletivas dos jogadores e não de quests preestabelecidas.
Por que criar NPCs sob caçada de sangue ou cenários com segredos a serem descobertos se os próprios jogadores podem cumprir esse papel?
Quantos jogadores colocam o defeito "segredo sombrio"? Quantos colocam "inimizade com clã"?

Pelo menos nas minhas crônicas, não é o poder do seu personagem que será testado, mas sim sua coerência ao interpretá-lo.
O narrador não é deus... o único deus é o caos e sua vontade é revelada através dos dados...
O caos nos criou, de meros organismos unicelulares à primatas com raciocínio abstrato... não podemos ignorar a beleza do caos...


Na prática:

Menos preocupações em elaborar tramas fixas e mais ao explorar as características dos jogadores...
A narrativa é definida pelo bom senso dos narradores em conjunto, que podem ser divididos por quantidades de jogadores (o que seria mais prático) ou/e por dias de postagem (nada impedindo que um narrador "cubra" a ausência de outro perante imprevistos)...

Comentário pessoal:
Um fórum em que você pode receber uma MP de um narrador descrevendo um outro jogador que está batendo à porta de seu refúgio. O tal jogador estaria atrás de pistas de uma investigação relacionada ao seu prelúdio e, se não respondesse a MP no prazo, ele seria informado que aparentemente "não havia ninguém em casa" e poderia tentar entrar furtivamente no refúgio (arcando com as conseqüências, é claro... What a Face )

Google Maps em cenários atuais (World of Darkness)

Para cenários realistas, nenhum narrador precisa perder tempo com cenário, todos os cenários já estão prontos, é só abrir o google maps que está tudo lá! Só precisariam estipular o que se tornará o que. Por exemplo, no cenário de Vampiro: a Máscara, em uma crônica que se passa em Nova Iorque, posso estipular que o Empire State seria o Elysium.

Eu tenho explorado a ferramenta em minhas últimas crônicas. Ao invés de narrar "Você bateu o carro em um semáforo de uma esquina" se narra "Você bateu o carro no semáforo da W 34th St com a quinta avenida"... Fora que com a ferramenta de rotas sempre se tem um tempo certo de lugar para lugar, ninguém leva meia hora para ir na esquina...
Nesse caso, jogadores devem adicionar a localidade de seus refúgios em suas fichas...

XP transparente e em tempo real

No caso do sistema D10, um ponto de XP por postagem em que a interpretação seja a mais fiel possível ao personagem! Isso acaba com os freqüentes mimimis de XP indevido e afins!
A pontuação total, sempre que alterada, deve ser anunciada na própria postagem do narrador, o que facilita o trabalho da administração quanto ao banco de dados.

Na prática:

*Interpretação da Natureza = +0~+0.2 (+1 de FdV)
*Interpretação do Comportamento = +0~+0.2
*Interpretação da Humanidade/Trinha (Introspecção, pensamentos, vontades, etc...) = +0~+0.2
*Detalhamento = +0~+0.1
*Coerência na interpretação (Qualidades e defeitos, prelúdio e antecedentes, habilidades e atributos, Meta-Game, etc...) = -2~+0.3
*Total = -2~+1 por atualização
Ou seja, para ganhar a máxima pontuação de XP, o jogador precisa ter aprofundado a Natureza e o Comportamento de seu PJ em uma interpretação impecável com introspecções referentes à sua Humanidade/Trilha por todas as suas postagens (Os famosos “Narutos” são extintos G_G).
Mas deve ser assumido que, com esse método em vigor, será muito raro ver um jogador recebendo o XP máximo. Até por que não são freqüentes as situações em que é possível interpretar os arquétipos, mesmo que em introspecção, e o jogador pode acabar sacrificando o XP que receberia por Coerência ao fazê-lo.

Espero que gostem da proposta!
Tenham todos um ótimo jogo!
avatar
Mindgame
Admin
Admin

Masculino Mensagens : 294
Reputação : 15
Data de nascimento : 29/07/1986
Idade : 31

Ficha do personagem
Crônica:

https://www.facebook.com/ForumMindgame

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum